sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Navio movido a energia eólica chega ao Ceará


O Porto de Pecém, no Ceará, recebeu o primeiro navio movido à energia eólica. Chamado de E-ship 1, a embarcação de bandeira alemã possui tecnologia que permite a economia de combustível da ordem de 30 a 40% a uma velocidade de 16 nós. Sua viagem inaugural começou em 17 de agosto no Porto de Emden, na Alemanha. O navio esteve em Portugal em setembro. A embarcação passou por 3 provas de mar antes de ser lançado oficialmente.

O E-Ship é um navio que faz uso do Efeito Magnus para propulsão. Quatro rotores imponentes ficam instalados no convés principal e estão ligados a hélices do navio, o que faz com que elas girem. As quatro torres cilíndricas de 27 metros de altura por 4 metros de diâmetro que emergem do convés são rotores eólicos capazes de captar a energia do vento para auxiliar a propulsão a diesel do navio, sem interferir com as operações de carga e descarga, ao contrário dos mastros e velas. O efeito Magnus faz uma força para agir em cima de um corpo girando em movimento através de uma corrente de ar, perpendicular à direção de fluxo.O navio possui 130 metros de comprimento e 22,5 metros de boca, com 12.800 toneladas.

O E-Ship 1 é equipado com 9 geradores diesel, com uma potência total de 3,5 MW. O navio possui caldeiras, que alimentam uma turbina a vapor, que, por sua vez, aciona 4rotores. Estes rotores, assemelhando-se a quatro cilindros grandes montado no convés do navio, são capazes de recolher a energia do vento.

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário