quinta-feira, 28 de maio de 2015

Primeira ciclovia solar do mundo gera energia



Conhecida como o país dos moinhos de vento, dos sapatinhos de madeira e das tulipas, a Holanda também é reduto dos apaixonados por bicicletas.  Não por acaso, é lá que se encontra a primeira ciclovia do mundo que capta luz solar e a transforma em energia elétrica.

Nos primeiros 6 meses de teste, a ciclovia protótipo, inaugurada em novembro de 2014, apresenta resultados que já superam as expectativas de seus criadores
.
"A estrada gerou mais de 3.000 kW/h, o suficiente para um scooter elétrico dar 2,5 voltas ao redor do mundo ou para abastecer com eletricidade uma casa por 1 ano. Não esperávamos um rendimento elevado como esse tão rapidamente", disse a empresa em nota.

Conhecido como SolaRoad, o projeto é fruto de uma parceria público-privada desenvolvida pela Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada (TNO) em parceria com a empresa de tecnologia Imtech.

ADVERTISEMENT
Com 7 Km de extensão, a ciclovia é feita de uma base de concreto que varia de 2,5 a 3,5 metros de largura coberta por uma camada de células solares de silício.O sistema gerador fica protegido por uma placa de vidro temperado resistente às pedalas dos ciclistas e, segundo os criadores, forte o suficiente para suportar até mesmo o peso de uma caminhão. Ao lado da pista revestida, há outra faixa que é utilizada para referência e para testar vários revestimentos.

A expectativa dos desenvolvedores é que o SolaRoad gere 70kW/h por metro2 ao longo ano, valor que deve ser suficiente para abastecer a iluminação de ruas próximas à ciclovia e de semáforos.

Para o futuro, a ideia é replicar o modelo para ruas e estradas voltadas para outros transportes, além das magrelas.

Fonte: http://exame.abril.com.br/

Para maiores informações acessem: http://www.solarroadways.com/intro.shtml